Responsabilidade Social

Projetos realizados

Audiobiblioteca

 

Ao definir os termos da sua política para o ensino superior, a Faculdade de Belém (FABEL) toma como ponto de partida a compreensão de que o acadêmico é o sujeito de seu processo educativo. Nessa perspectiva, a instituição configura-se como corresponsável desse processo, proporcionando as condições e os requisitos essenciais para que os acadêmicos possam construir seu projeto de vida e serem artífices da sua própria história.

A formação acadêmica de natureza reflexiva, empreendedora, consciente e integrada à realidade histórico-social dos estudantes, requer investimentos da instituição de ensino superior (IES) em duas áreas principais: pesquisa/extensão e tecnologia educacional. A primeira deve possibilitar a promoção de atividades de ensino que relacionem teórica e prática e a segunda deve garantir um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, afinal, são os conhecimentos adquiridos com o ensino, as bases de sustentação dos outros membros da tríade.

No tocante a área de tecnologia educacional, a Fabel dispõe de projetos para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem como, por exemplo, a audiobiblioteca. Nesse projeto os alunos terão gravados à sua disposição textos e livros das mais diversas temáticas, desde aqueles voltados para as áreas especificas até leituras que permitirão ao estudante construir uma visão inter/transdisciplinar do conhecimento.

 O projeto apresenta-se como uma inovação no processo de aprendizagem ao fundamentar-se na concepção de que o estudante aprende seja por meio de recursos visuais, como se é observado no ensino tradicional, seja por meio de recursos auditivos.  Além de ser uma iniciativa de inclusão social, pois permite a utilização da biblioteca pelos alunos com necessidades educacionais especiais, em especial daqueles que apresentam perda auditiva que dificulta o processo de aprendizagem.

 Esse recurso permitirá, ainda, a utilização de outras tecnologias a favor da aprendizagem, já que o acadêmico pode ouvir as gravações em qualquer lugar que esteja. Com esse projeto, a FABEL procura promover um ensino de qualidade com inclusão social.

Combú

Em 2005, um grupo de estudantes do Curso de Administração de Empresas com Ênfase em Gestão Pública elaborou um relatório socioeconômico e um diagnóstico local da comunidade Beira Rio, ilha do Combú. Os acadêmicos observaram que as condições de higiene básica eram uma das inúmeras dificuldades que impediam o desenvolvimento da comunidade, uma vez que foi encontrado o maior índice de crianças com doenças causadas pela água contaminada do rio, além disso, utilizava-se a água do rio nos atendimentos realizados no único no posto de saúde e empreendiam-se viagens até a capital em busca de água potável.

 

A partir dessas observações, elaborou-se o projeto “ÁGUA LIMPA PARA TODOS” com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da região e ofertar água de qualidade para os moradores que vivem nessa comunidade ribeirinha. Este projeto foi apresentado por Guilherme de La Rocque, acadêmico de Administração da turma 5ADN1, no dia 14 de fevereiro de 2007, ao Diretor Geral da Faculdade de Belém, Prof. Ivan Guilherme de La Rocque Pinho, o qual encaminhou para o Núcleo de Apoio à Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, sob a coordenação da Prof. Danielle Graim Cardoso.

 

A coordenação do NAPE designou a docente Maria do Socorro Macedo Reis para a orientação do projeto, que iniciou sua implementação. O primeiro passo foi a apresentação do projeto a comunidade, no dia 17 de março de 2007, em um encontro no qual estavam presentes os representantes das cinco comunidades da ilha – Combú, Beira Rio, Furo do Combú, Piriquitaquara, Sebastião Benedito, Furo da Paciência e a proprietária do restaurante Saudosa Maloca. 

 

Após a apresentação do projeto e a exposição dos presentes, foi decidido que a 1° ação estratégica com a sensibilização, o cadastro das famílias e a entrega das primeiras máquinas seria realizado no dia 28/04/07, ás 09 horas. Participaram dessa ação a Diretoria Geral da Faculdade de Belém – Prof. Ivan Guilherme de La Rocque Pinho, a coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação – Danielle Graim Cardoso; a coordenadora de Administração – Karla Dezincourt; a orientadora do projeto – Profa. Maria do Socorro Macedo Reis; o autor do projeto – Guilherme de La Rocque e os acadêmicos de todos os semestres do curso de Administração.

 

A ação começou com o cadastro das famílias da comunidade Beira Rio. Posteriormente, foram realizadas duas palestras de sensibilização realizadas pelos acadêmicos Emanoel e Maria das Graças, respectivamente: a importância da preservação dos rios e água e qualidade de vida. Em seguida, foram entregues duas máquinas com capacidade de fornecer água potável para 10 famílias da comunidade. Para finalizar, foram sorteados quites com camisas e bonés para as famílias cadastradas.

 

As máquinas foram instaladas nas proximidades das casas das famílias beneficiadas por técnicos da TOP LINE, que forneceram informações e fizeram demonstrações da utilização do sistema ribeirinho de água potável. Essa foi apenas a 1° ação de um projeto que pretende beneficiar os moradores da comunidade Beira Rio da Ilha do Combú com água potável e, principalmente, com qualidade de vida.

Ler é saber

A FABEL reconhece os benefícios do trabalho com a leitura em sala aula, as dificuldades de incentivar tais práticas no processo seriado e as consequências dessa realidade no ensino superior, por isso busca desenvolver as habilidades cognitivas e linguísticas dos estudantes e auxiliá-los em suas dificuldades leitora por meio do projeto Ler é Saber. 

Em suas ações interventivas, a leitura é compreendida não somente como o processo limitado de alfabetização ou a decodificação mecânica de representações gráficas, em que o indivíduo lê para “provar” que sabe ler, mas essencialmente um meio pelo qual o leitor, operando mentalmente, pode produzir sentidos e, consequentemente, construir categorias de compreensão da realidade, vivida a partir das informações dadas pelo livro lido.

As diversas formas do leitor se relacionar com o texto oferecem uma espécie de tipologia dessas relações que inspiram diferentes práticas de leitura. Pode-se, por exemplo, ler um texto em busca de respostas ou perguntas prontas e acabadas, estabelecendo, assim, uma prática de leitura enquanto busca de informação, o que raramente responde a uma necessidade do educando, pois servem apenas a uma tradição escolar de suprir o conteúdo a ser visto em sala de aula.

 É claro que qualquer que seja o exemplo dessa relação com o texto, o leitor sairá de alguma maneira enriquecido de informações, mesmo que seja um enriquecimento apenas do ponto de vista de conteúdos subordinados a um programa curricular.

Distanciando-se dessa concepção, o projeto busca desenvolver uma relação entre leitor e texto fundamentada na prática da leitura como atitude produtiva: o leitor não só apreende o conteúdo lido, mas também o compreende, e ao compreendê-lo, aplica imediatamente à sua história de vida, construindo assim um novo conteúdo. Nessa perspectiva, o leitor sairá de sua relação com o texto verdadeiramente modificado, ou porque adere aos pontos de vista com quem compreende o mundo ou porque modifica tais pontos de vista em face do diálogo mantido através do texto lido.

A consequência de tal prática resume-se em poucas palavras: O leitor, ao ler, sabe. Ao saber, ler. Porque Ler é Saber!

Projeto Autismo Didático Pedagógico

O Autismo é uma alteração que afeta as capacidades de comunicação, de socialização e de comportamento do individuo no que se refere a responder apropriadamente ao ambiente e aos seus estímulos.  O TEA não tem cura, por isso compreender suas limitações e derrubar mitos como o que afirma que o autista “vive em seu mundo próprio”, são ações fundamentais para evitar preconceitos. 

Tendo em vista esses objetivos, a FABEL busca romper as barreiras do preconceito ao desenvolver pesquisas sobre o transtorno de espectro autista, considerando-o uma patologia psíquica e comportamental. Utilizando a informação como ferramenta de conhecimento, busca-se demonstrar que o autista não deve ser considerado incapaz, especialmente no tocante as práticas dos atos da vida civil

 O projeto é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, formada pelos componentes: Dr. Ivan Guilherme La Rocque, Mestres Ana Cláudia Boadana e Mário Brito, professoras especialistas Andreza Matos e Isabela Santana.

Cartilha constitucional

A FABEL entende que o estudo da Constituição Federal possibilitará uma articulação de ações de desenvolvimento intelectual-reflexivo com vista ao exercício da cidadania e a construção de uma visão política, social, econômica, ambiental e cultural do Brasil. Para o alcance desse desiderato, o projeto Cartilha Constitucional propõe que o estudo dos direitos e deveres fundamentais da pessoa humana, presentes na Constituição Federal, no contexto de seus princípios e objetivos estruturantes, seja ministrado como conteúdo da matriz curricular em nosso ensino fundamental e médio, incluindo o tema através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96).

Acredita-se que os ensinamentos basilares da Constituição Federal devem ser inseridos desde as fases iniciais do sistema educacional em razão de sua interação com o desenvolvimento da aprendizagem, da autonomia intelectual, do pensamento crítico e da formação ética do educando, tudo pela democratização do ensino e pelo aprimoramento individual e social. Em razão disso, o projeto Cartilha Constitucional foi desenvolvido para contribuir na preparação da cidadania e busca a realização de uma das finalidades da educação nacional: a democratização dos conhecimentos.

O projeto visa transmitir aos educandos os conhecimentos e os princípios basilares da Constituição Brasileira e da educação ambiental, abordando os direitos e as garantias individuais e coletivas, a biodiversidade, o desenvolvimento sustentável, a economia e a política, de modo a desenvolver a capacidade dos educandos em entender, compreender e agir sobre o meio social, político, econômico e ambiental onde estão inseridos, possibilitando suas assimilações em práticas de cidadania por meio do saber-ser, saber-fazer e do saber-participar. 

Todos os temas a serem abordados utilizarão instrumentos didático-pedagógicos necessários e suficientemente adaptados à realidade do público-alvo, conforme os programas escolares e as disciplinas das referidas escolas da rede Municipal de ensino, atendendo as especificações do Ministério da Educação, contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/1996.

Inclusão digital

Em razão da expressiva desigualdade digital presente principalmente nas cidades da região norte do país, o Fundo Ver-O-Sol (Prefeitura Municipal de Belém), em 2005, elaborou o Projeto de Inclusão Digital. O programa tem o objetivo de incluir socialmente por meio da inclusão digital, capacitar jovens para o mercado de trabalho e minimizar em até 30% a parcela da população economicamente ativa e excluída dos meios tecnológicos.

O curso, de carga horária de 20 horas, é totalmente gratuito para a população e atende pessoas de 10 a 80 anos. A matrícula é feita por meio de indicação de associações civis organizadas ou por demanda espontânea das pessoas que procuram diariamente o Fundo Ver-O-Sol, na Prefeitura Municipal de Belém.

Segundo a Coordenação do projeto, o acesso e o aprendizado de noções de informática básica, inicialmente ofertado à população de Belém, superaram as expectativas e evoluíram, por clamor da população, para o módulo avançado, permitindo aqueles que concluíram o módulo básico a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, ganhando maiores habilidades no campo da informática.

O curso é realizado por meio de parcerias com Instituições de Ensino Superior de Belém. A FABEL, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, realiza o projeto de inclusão digital Ver-O-Sol, oferecendo gratuitamente aos jovens e aos adultos da comunidade os cursos profissionalizantes de Informática. Os alunos recebem aulas no laboratório da faculdade, com monitoria capacitada e ofertada pela IES.

Ler é saber online

Considerações iniciais

A reportagem de Hélio Consolaro para a revista Ensino Superior sobre o ensino de português nas universidades e as pesquisas para o 3º Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF), realizadas pelo Instituto Paulo Montenegro e pela Ação Indicativa, evidenciaram as dificuldades leitoras do brasileiro. A primeira constatou a necessidade dos estudantes reaprenderem a língua portuguesa ao ingressarem na universidade e a segunda detectou que apenas 25% dos brasileiros, entre 15 e 64 anos, demonstram domínio pleno da compreensão de textos. Para 67%, a conquista da leitura se limita à localização de informações simples em enunciados de uma só frase ou à capacidade de identificá-las em textos curtos, enquanto 8% são considerados analfabetos.

Os dados, em especial a taxa de 67%, revela uma das problemáticas do processo educacional: o analfabetismo funcional, isto é, a dificuldade de compreender o texto lido. Essa informação indica que alfabetizar apenas não basta, a escola precisa leiturizar o educando, faze-lo um produtor de textos. Como assevera o secretário executivo do instituto, Flávio Montenegro: “A alfabetização básica não dá o mínimo necessário para a pessoa continuar o desenvolvimento. […] Queremos chamar a atenção para a importância de a população dominar a leitura e a escrita”.

Baseando-se nos dados apresentados e nos indicativos dos relatórios do projeto Ler é Saber, que constataram as dificuldades linguísticas dos acadêmicos ingressantes, a FABEL criou o Projeto Ler é Saber on-line/ Nivelamento, que tem como proposta desenvolver as habilidades em leitura e interpretação, a análise e produção de textos, a relação de texto e sentido e a atualização de tópicos gramaticais.

Entendemos que o Projeto Ler é Saber on-line/ Nivelamento não solucionará todos os problemas, porém ao fornecermos ferramentas aos acadêmicos demonstramos que sensibilizamo-nos com todas as dificuldades de aprendizagem apresentadas e criamos laços de identidade com o ingressante, que se sentirá partícipe ativo do meio universitário ao perceber o envolvimento da instituição com as dificuldades linguísticas que ele apresenta. Além disso, contribuímos na formação de um leitor que reconhece os diferentes sentidos que a leitura oportuniza, dimensiona e transforma o ser humano.

O projeto realiza um trabalho integrado, contínuo e interdisciplinar, aplicando as metodologias utilizadas no Projeto Ler é Saber á Educação a Distância (EAD), a nova forma de ensino-aprendizagem, de maneira a contribuir com a mudança de postura dos acadêmicos no que se refere à autoaprendizagem e minimizar os níveis de evasão acadêmica, resultante, muitas vezes, da falta de conhecimento linguístico dos discentes.

 

Objetivo Geral

 

Reconhecer os princípios básicos da norma culta, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita, oralidade e produção de textos coesos e coerentes, notando a necessidade do estudo da Língua Portuguesa para a academia e para a própria vida.

Objetivos Específicos

  • Proporcionar um aumento qualitativo no conhecimento do aluno em relação aos princípios básicos da Língua Portuguesa;
  • Desenvolver as habilidades em leitura, oralidade, escrita e interpretação de texto;
  • Ampliar o prazer pela leitura, oralidade, escrita e produção textual;
  • Atender as deficiências de escrita:
  • Dar suporte de Língua Portuguesa necessária na academia;
  • Apreciar diversos tipos de textos por meio de um trabalho integrado e interdisciplinar;
  • Provocar uma modificação da atitude do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem, isto é, a autoaprendizagem;
  • Propiciar ao aluno contato com uma nova forma de aprendizagem – Educação a Distância;
  • Proporcionar interatividade entre docente e alunos nesse processo de ensino e aprendizagem.

Conteúdos

 

O conteúdo é dividido em quatro temas: leitura, aspectos gramaticais, morfossintaxe e produção de textos. No primeiro, são utilizados textos informativos disponibilizados semanalmente no site e no segundo são abordados conteúdos relacionados à apreensão e compreensão de sentido e regras gramaticais como acentuação gráfica; emprego dos porquês; crase e regência, o que capacita o aluno a usar sua atividade verbal de modo adequado ao local, à situação e ao momento em que se realiza.

Em morfossintaxe, estudaremos principalmente classes de palavras variáveis; as relações de sentindo das conjunções coordenativas e subordinativas; e sintaxe de concordância nominal e verbal, regência verbal e colocação pronominal. Tais conteúdos são importantes em razão das dificuldades que o ingressante apresenta em estruturar corretamente um parágrafo e compreender as relações sintático-semânticas que são fornecidas pelos pronomes e conjunções – elementos coesivos de um texto.

Concatenado com Wagner (2008), sempre que possível, devemos proporcionar aos alunos o domínio das estruturas morfossintáticas do português e desenvolver a habilidade de observação e análise das estruturas e processos linguísticos. 

Esse conhecimento juntamente com o módulo “Produção de texto”, no qual serão estudadas temáticas como vícios de linguagem; produção de textos acadêmicos; coesão e coerência, ajudará o discente a desenvolver suas habilidades para a comunicação e expressão em termos de recepção e produção adequada de textos. Isso só será possível se o discente produzir textos prazerosos e diversificados, indicando-lhes os elementos estruturais de diferentes modalidades textuais, evitando os vícios de linguagem, sendo capaz de produzir textos corretos e concisos, com coesão e coerência.

Metodologia

Primeiramente, será desenvolvida uma avaliação diagnóstica para identificar os níveis de leitura e de escrita dos discentes e as dificuldades em relação á produção textual e aos aspectos gramaticais. Em seguida, o aluno será direcionado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde serão abordados os conteúdos. O curso será oferecido em 40(quarenta) horas/aulas e o material didático será disponibilizado no site da faculdade.

 As aulas serão, em sua maioria, a distância, com atendimento presencial apenas uma vez por semana, no Núcleo do Projeto ler é Saber on-line / Nivelamento para esclarecimento de dúvidas. Esse modelo de ensino foi adotado em razão da dificuldade de horários por parte dos discentes, para a realização dos referidos cursos; a possibilidade de padronização do conteúdo e do desenvolvimento do curso.  

As atividades no decorrer do curso deverão valorizar habilidades e competências necessárias para melhorar o desempenho dos estudantes no tocante a leitura e a produção de textos. Por meio de diferentes gêneros textuais, a FABEL oportuniza aos seus acadêmicos uma nova maneira de produção de conhecimento, o que contribuirá na compreensão do uso preciso da linguagem.

Avaliação

 

Inicialmente, haverá uma avaliação diagnóstica que será realizada a partir da análise de uma produção textual feita pelos alunos a respeito de assuntos relacionados á importância da comunicação. Após essa avaliação, o aluno observará a real necessidade de participar do curso. 

No decorrer do projeto, o processo de avaliação ocorrerá de forma contínua e permanente, considerando fundamentalmente a efetiva participação do estudante nas atividades propostas. No final, haverá uma avaliação com dez questões referentes aos conteúdos estudados e será entregue o certificado de participação com total de 40h, encaminhando-o ao registro de atividades complementares.

Tais participações poderão ser aproveitadas como atividades complementares e como parte da nota que comporá as avaliações referentes à 2NPC, valendo 1,0(um) para todas as disciplinas, por isso as coordenações dos cursos serão informadas acerca da participação dos discentes para lançarem as notas.

 

Considerações Finais

A nossa experiência em sala de aula confirma que o conteúdo escolhido para o Projeto Ler é Saber on-line / Nivelamento representa a essência da norma culta padrão e dissimilará quaisquer dúvidas que porventura surgirem no desenrolar do curso. 

Temos a convicção de que, após a avaliação diagnóstica, os alunos reconhecerão suas limitações e receberão bem a oferta de curso a distância, na disciplina de Língua Portuguesa para melhorarem seus conhecimentos. Os discentes passarão a vincular os ensinamentos ministrados no projeto com as aplicações explanadas nas disciplinas de graduação, melhorando o aprendizado dos conceitos dados em sala de aula, levando-o a acreditar mais em si e em seu potencial. 

Ademais, o projeto passará a ser tanto um instrumento de aferição dos conhecimentos inicialmente trazidos pelo aluno ingressante e daqueles que ele adquirirá após o curso quanto um dos principais instrumentos de pré-capacitação ao aprendizado universitário. 

O diferencial de sucesso do Projeto Ler é Saber on-line /Nivelamento da Faculdade de Belém – FABEL será obtido não apenas com recursos tecnológicos, mas também considerará os fatores gerenciais estabelecidos por um grupo coeso e comprometido com essa experiência inovadora.

 

Informações
Prof. Bruno Cavalcante: leresaber@fabelnet.com.br

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