FABEL promove debate sobre Direitos Humanos – Fabel

FABEL promove debate sobre Direitos Humanos

26 de março de 2019

Nesta quarta-feira, 27, a partir das 18h , será realizado o I encontro da Clínica Jurídica de Direitos Humanos da Fabel, ano 2019, que tem como objetivo capacitar estudantes, professores, servidores e profissionais para uma atuação jurídica comprometida com a promoção dos direitos humanos e que se propõe a ser uma via de diálogo entre a instituição de ensino e a sociedade. O evento é gratuito, aberto à comunidade e acontecerá no auditório da Faculdade de Belém (Fabel).

A apresentação das atividades da Clínica será juntamente com a palestra “Educação em Direitos Humanos”, que pretende ser um espaço de troca de saberes e conhecimentos, debatendo a educação em Direitos Humanos no Ensino Superior, refletindo sobre dinâmicas de atuação em casos de violação de direitos, ministrada pelo oficial de justiça e coordenador da clínica na Fabel, Dr. Gustavo Koury Maués.

O evento conta, ainda, com mais uma palestra sobre “A Responsabilidade Internacional do Estado Brasileiro: casos de violações de direitos trabalhistas”. Os palestrantes Dra. Erika Tupinambá (advogada e presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-PA) e Dr. Pedro Tupinambá (Juiz do Trabalho e presidente da Anamatra) farão uma abordagem real sobre a temática.

Também será apresentado o projeto de pesquisa “Estudos das Licenciaturas em Educação no Campo nas Instituições Públicas Federais”, que é vinculado à Clínica Jurídica de Direitos Humanos da Fabel e firmou cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O objetivo central é desenvolver estudos acerca da política de formação inicial dos professores para educação no campo, materializada no Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação no Campo (Procampo). O projeto de pesquisa será apresentado pelos cientistas sociais Dra. Juliete Alves (professora Fabel) e Dr. George Salgado.

Por fim, será discutido durante a Roda de Conversa sobre a “Violência de gênero e o Feminicídio”, com os olhares voltados para os dados alarmantes da atualidade. Os professores e também advogados da Fabel, Dra. Manuela Bitar e Dr. Cláudio Cyrino, irão falar sobres os aspectos jurídicos. A Dra. Carolina Secco, que é psicóloga e também professora da Fabel, irá abordar as questões emocionais. Já a Dra. Juliete Alves, cientista social, vai tratar sobre os aspectos sociais envolvendo o tema.

Além dos alunos, interessados da comunidade poderão participar gratuitamente do evento. Os alunos receberão declaração de 10 horas de atividades complementares.

Sobre a Clínica

A Clínica Jurídica de Direitos Humanos é um programa de pesquisa e extensão voltado à consolidação e promoção dos direitos humanos. As atividades da Clínica são estruturadas em momentos de capacitação em direitos humanos para a equipe – envolvendo leituras, debates e pesquisas acadêmicas, bem como o acompanhamento jurídico de casos paradigmáticos de pessoas que tiveram seus direitos violados. Busca-se refletir e propor sobre formas de atuação que contribuam para a humanização da justiça e a transformação social.

Notícias Recentes

FABEL realizará oficina prática sobre Processo Judicial Eletrônico

Nos dias 21 e 22 de outubro, a FABEL realizará uma oficina - Leia Mais

Fabel promoverá a palestra sobre Justiça Sistêmica, no dia 02 de outubro

Para lançar a Pós Graduação em Justiça Sistêmica, no - Leia Mais

FABEL realizará curso sobre os Principais Protocolos Estéticos Faciais

Tem novidade na Fabel! Vagas abertas para o curso sobre os - Leia Mais